Estrutura da Organização

JOÃO MARTINS

CEO

João Martins é o CEO da Zagope desde 2017. Ingressou no Grupo Andrade Gutierrez em 2011 como Diretor de Negócios Estruturados.

VER PERFIL

África Subsariana

Portugal

Clientes Private/Industrial

Diretor de Desenvolvimento de Negócios

Country Manager Moçambique

Country Manager Gana

Diretor de Desenvolvimento de Negócios

Country Manager Argélia

Country Manager Angola

Country Manager Senegal

Country Manager Líbano

Assistente Comercial

Diretor Financeiro

Diretor de Financiamento à Exportação e Investimentos

Engenharia Técnica

Diretora de Recursos Humanos

Diretora Jurídica e de Compliance

Diretor de Supply Chain

zagope CEO-João-Martins

João Martins
CEO

João Martins é o CEO da Zagope desde 2017. Ingressou no Grupo Andrade Gutierrez em 2011 como Diretor de Negócios Estruturados.

Formado em Administração de Empresas na Universidade de Salvador – BR e com o curso de MBA em finanças realizado na IBMEC – BR e um MBA Executivo pela Wharton School- EUA, João Martins iniciou seu percurso profissional como Diretor Administrativo Financeiro numa empresa do ramo de engenharia.

JORGE BASTO
Conselho de Administração

Jorge Basto é responsável na Zagope pelo desenvolvimento de negócios e implementação de projetos de infraestrutura em Portugal.

Antes da Zagope teve a oportunidade de desenvolver e implementar vários projetos de infraestrutura e unidades industriais de grande envergadura.

Jorge é licenciado em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra – Faculdade de Ciências e Tecnologia (Portugal) e possui várias especializações relacionadas com planeamento e gestão da construção.

ANTÓNIO MÁRIO
Conselho de Administração

António Mário é o responsável pelo desenvolvimento e implementação de projetos na África Subsariana, na Zagope.

A partir de 2017, assumiu o cargo de Vice-Presidente da Zagope

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1983, e com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, no Brasil, iniciou a sua carreira no Grupo Andrade Gutierrez em 1983, como Trainee de Engenharia.

JOSÉ TELES
Executivo Operacional

José Teles é Diretor Geral do mercado argelino da ZAGOPE e da Andrade Gutierrez Engenharia, bem como das empresas locais sob a mesma direção, sendo responsável pelo desenvolvimento de negócios e pela gestão de projetos no âmbito de obras de infraestruturas.

Anteriormente José contava já com uma vasta experiência na Europa e em vários países africanos adquirido durante os seus 18 anos na empresa.

É licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Ciência e Tecnologia – Universidade Nova (Lisboa).

JÚLIO OLIVEIRA
Executivo Operacional

Júlio Oliveira é o Diretor do mercado de Angola da ZAGOPE e conta com mais de 18 anos de experiência no setor de construção civil e obras públicas, metade dos quais passados em Angola.

Esteve envolvido nos mais relevantes projetos da ZAGOPE nos setores de reabilitação de infraestruturas portuárias, rodoviárias e aeroportuárias, bem como no setor de geração de energia, desenvolvendo a sua atividade em Portugal (Ilha da Madeira e Região Metropolitana de Lisboa), Moçambique (Província de Maputo) e Angola.

É Licenciado em Engenharia Civil – Ramo de Estruturas pela Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências e Tecnologias e tem uma Pós-Graduação em Gestão Empresarial pelo ISCTE/INDEG.

RICARDO SÁ
Conselho de Administração

Ricardo Sá, é responsável pelo desenvolvimento de negócios e pela implementação de grandes projetos de infraestrutura e unidades industriais para clientes privados em todo o mundo (mineração, logística, siderúrgica e unidade química/petroquímica).

Antes de assumir as suas funções na Zagope, o Ricardo foi diretor geral dos mercados do Brasil e da Argentina de uma empresa multinacional espanhola especializada em soluções de marketing para instituições financeiras. Anteriormente, trabalhou em empresas de consultoria de gestão de liderança internacional, especializadas em estratégias de crescimento, reformulação de processos negociais e PMO (Project Management Officer).

Ricardo possui Bacharelato em Administração de Empresas pela Universidade Salvador (Brasil), MBA em Negócios Internacionais pela Charles Sturt University (Austrália) e especializações em Estratégia pela IMD Business School (Suíça), Economia Australiana pela Universidade de Nova Gales do Sul (Austrália) e Negociação pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology (EUA).

FABIANO BRANDÃO
Executivo Operacional

Fabiano Brandão é o Diretor da Zagope no mercado de Moçambique. Mobilizado neste país desde 2016, é responsável pelo desenvolvimento de negócios e implementação de Projetos de Infraestruturas.

Antes de Moçambique, Fabiano foi Diretor de Operações da Zagope em Angola durante 9 anos, possuindo, portanto, vasta experiência na implementação de diversos tipos de projetos de Infraestrutura em África.

Fabiano é licenciado em Engenharia Civil pela Universidade FUMEC (Brasil) e graduado em Gestão, Estratégia e Negócios pelo IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais).

FERNANDO MARIANO
Executivo Operacional

Fernando Mariano é o Diretor do Mercado de África Ocidental da INZAG Germany GmbH e Diretor da Zagope no mercado do Gana desde 2015.

Fernando é licenciado em Engenharia Civil pela Universidade de Uberaba, com mestrado em Sistemas Mecânicos pela Universidade Federal de Uberlândia – Brasil. Tem 20 anos de experiência em grandes projetos de infraestrutura, no Brasil e em África.

Diretor de Obra do Grupo Andrade Gutierrez durante 8 anos em três países diferentes (Angola, Moçambique, Camarões).

RODRIGO TARDELLI
Executivo Operacional

Rodrigo Tardelli é responsável pela prospeção e desenvolvimento de negócios com clientes privados globais nos setores de mineração, transportes, energia e óleo e gás da Zagope

É formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense. Iniciou a sua carreira no Grupo Andrade Gutierrez e após passar por uma formação de 10 meses, distribuídos em 4 dos países com presença do grupo.

EDUARDO STRUVE
Executivo Operacional

Eduardo Struve atua como Diretor de Desenvolvimento de Negócios na Zagope, nas áreas de Energia, Óleo & Gás nos mercados da Europa, África e Ásia, desde 2016.

Foi por 2 anos responsável pelo desenvolvimento de oportunidades na área de Energia em África, pela Andrade Gutierrez, estando sediado em Joanesburgo.

É licenciado em Administração, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com MBAs em Gestão de Negócios em Energia pela Fundação Getúlio Vargas/SP e também em Marketing pela FGV/DF, com cursos de extensão e aprimoramento realizados na Índia e nos Estados Unidos.

NUNO COSTA
Executivo Operacional

Nuno Filipe Costa é Country Manager Senegal da Zagope e responsável pelo desenvolvimento e implementação de grandes projetos de Engenharia tanto em novos mercados africanos, como na subdireção do mercado português, assumindo igualmente o cargo de Administrador, em diversas participações da Zagope.

Anteriormente, desempenhou funções de Direção em diversas Empreitadas, assim como a Direção Geral dos Serviços de Pós-Venda no Mercado Português. Para além de licenciatura em Engenharia Civil, obtida no Instituto Superior Técnico, detém também um Mestrado em Gestão de Empresas, pelo INDEG – ISCTE Business School.

GUILHERME SÁ
Executivo Operacional

Guilherme é Diretor de Desenvolvimento de Negócios para Clientes Privados e Industriais da Zagope, com vasta experiência internacional e multicultural obtida na relação B2B em países como Perú, Colômbia, Argentina, Chile, Espanha e Portugal.

Ingressou no Grupo Andrade Gutierrez como estagiário. Alguns anos depois, migrou para a área comercial da empresa na antiga Unidade de Negócios Industriais especializada em clientes privados.

Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – Brasil) e em Ciências Económicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ – Brasil), Guilherme possui uma Pós-graduação em Gestão de Negócios Internacionais pela Universidad del Pacífico (Lima – Perú) e cursos de Negociação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ –Brasil) e MIT Sloan Executive Education.

ÓSCAR MARQUES
Executivo Operacional

Óscar Marques é o Country Manager da AG Líbano desde abril 2019, onde acumula a função de Contractor´s Representative no projeto da Barragem de Jannah Dam no mesmo mercado.

Ingressou no Grupo Andrade Gutierrez em 2013 como Project Manager da L5SP do Metro de São Paulo, Brasil, até julho de 2017 e nos últimos dois anos atuou como Construction Manager do projeto JANHAH Dam no Líbano.

Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa e pela E.S.T.I Caminos, Canales Y Puertos de Madrid, Óscar Marques tem participado e liderado projetos em ambientes multiculturais e de natureza multidisciplinar complexa de grande dimensão, tais como barragens, obras subterrâneas (rodoviárias e metroviárias), rodovias, ferrovias e também na área energia.

CLAUDIO MONTEIRO
Executivo Corporativo

Cláudio Monteiro é o Diretor Técnico da ZAGOPE, sendo responsável pela engenharia, propostas, administração de contratos, processos negociais e estratégicos.

Tem vasta experiência em grandes projetos internacionais de infraestrutura, tais como aeroportos, portos, autoestradas, barragens, edifícios e outros projetos em Portugal, nos Estados Unidos e no Brasil.

Cláudio é licenciado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é graduado em estudos alargados de empresariais e de estratégia pela IMD Business School, na Suíça, e pela Universidade de Miami, EUA.

MÁRCIA HENRIQUE
Executivo Corporativo

Márcia Henrique é a Diretora de Recursos Humanos da Zagope e as suas funções incluem a direção das áreas de recrutamento, formação, processamento salarial, comunicação, facilities e tecnologia de informação com foco em todos os mercados de atuação da empresa.

Há 8 anos no Grupo Andrade Gutierrez, iniciou sua carreira como Engenheira Civil atuando em algumas das principais obras da Construtora. Em 2016, foi transferida para a Zagope, para realizar o Project Management Officer, projeto este que tinha como foco a implementação de ferramentas Lean, gerando assim o aumento da produtividade.

É licenciada em Engenharia Civil, pós-graduada em Gestão e Gerenciamento de Projetos (UFRJ), e em controlo de gestão e performance (Lisboa). Possui ainda um mestrado em Gestão de empresas no INDEG -ISCTE Business School e um MBA em Lean na Lean Global Network.

BRUNO MENICUCCI
Executivo Corporativo

Bruno é responsável pela área de Financiamento à Exportação e Investimentos na Zagope, que engloba o financiamento para clientes em obras na África e a prospeção de Novos Negócios no segmento de Infraestrutura na Europa.

Trabalhou durante 10 anos como executivo na Andrade Gutierrez Investimentos, responsável por prospetar novos negócios no Brasil e no Exterior, nos setores de energia, transportes, gás, portos e saneamento.

Licenciado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, pós-graduação em Direito Empresarial e curso de negócios internacionais pela Yale University (EUA).

MARGARIDA DAMIÃO
Executivo Corporativo

Margarida Damião Ferreira é a Diretora Jurídica e de Compliance da Zagope.

Com 15 anos de experiência profissional, lidera e assume a responsabilidade pela gestão jurídica de toda a operação da empresa nos continentes Europeu, Africano e Asiático, contribui para a definição do respetivo planeamento estratégico e garante a legalidade da atividade de todas as sociedades pertencentes ao grupo Zagope.

Tem mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Católica, com Pós-graduações em áreas de Direito como Urbanização e Edificação e Instrumentos de Gestão Territorial (Faculdade de Direito de Coimbra), Contratos Públicos (Faculdade de Direito de Lisboa), sendo também Pós-Graduada em Jornalismo Judiciário (CENJOR). Licenciou-se em Direito pela Universidade Nova de Lisboa, em 2002 e está inscrita como advogada na Ordem dos Advogados desde 2005.

ANDRÉ GIUDICE
Executivo Corporativo

André Giudice é o CFO da Zagope e é responsável pelas finanças corporativas, contabilidade, tributário, auditoria interna e controladoria.

Anteriormente à sua função na Zagope, o André assumiu o cargo de responsável pelas operações ligadas à dívida na holding do grupo Andrade Gutierrez, e anteriormente pela modelagem financeira e estruturação de projetos de parcerias público-privadas para o grupo.

André possui um Bacharelato em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Mestrado em Finanças pela PUC-Rio.

REINALDO IZZO
Executivo Corporativo

Reinaldo Izzo é Diretor de Supply Chain da Zagope desde 2018. Ingressou no Grupo Andrade Gutierrez em 2012 como Superintendente de Remuneração e Governança Corporativa.

Formado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com pós-graduação em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e MBA em Gestão pelo IBMEC-RJ, Reinaldo Izzo teve em sua trajetória experiência em cargos de liderança em áreas como planejamento de projetos de infraestrutura, consultoria em gestão de projetos, Suprimentos, Governança Corporativa e Planejamento Estratégico.

Loading...