Compliance
Todo o nosso Sistema de Gestão de Compliance é concebido a partir dos pilares “Compromisso da Liderança” e “Formação e Comunicação”.
De forma prática, esta estrutura assegura que as ações de Compliance são comunicadas aos colaboradores e demais stakeholders da companhia com um forte apoio da Liderança.
Além destes pilares, o sistema é dividido em ações de “Prevenção” e de “Monitoramento”:
As ações de “Prevenção” visam estabelecer mecanismos preventivos à materialização de riscos empresariais e de Compliance. Já as ações de “Monitoramento” têm por objetivo avaliar e verificar se todas as diretrizes do Sistema estão a ser adequadamente cumpridas.Todas estas ações fazem parte do Sistema de Gestão de Compliance e Integridade da ZAGOPE e são amplamente difundidas em toda a nossa operação.
Comitê de ética Área Corporativa de Compliance
- Código de Ética e Conduta
- Políticas, Normas e Procedimentos
- Controlos Internos
- Gestão de Riscos
- Avaliação de Compliance de Clientes, Parceiros e Fornecedores
- Gestão de Requisitos Legais
- Cláusulas Contratuais
- Agentes de Compliance
- Canal Confidencial
- Medidas Disciplinares
- Tratamento de Incidentes
- Monitoramento Contínuo de Transações
- Auditoria
CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA
O Código de Ética e Conduta da Zagope foi criado para que todos os funcionários e parceiros sigam juntos e em harmonia. Os dispositivos constantes nele, demonstram que esperamos conquistar clientes não apenas por conta de nossa competência técnica, mas fundamentalmente por nossos valores éticos.
Explore o documento para conhecer melhor as práticas e ideais que nos movem.
NORMA DE RELACIONAMENTO COM O PODER PÚBLICO
A Zagope está comprometida com a conformidade da sua atuação e a apuração de qualquer desvio às suas diretrizes, com o objetivo de criar um ambiente de negócios mais justo e eficiente nos mercados em que atua.
Para isso conta também com a Norma de Relacionamento com o Poder Público, que tem o propósito de suplementar o Código de Ética e Conduta e estabelecer diretrizes que devem guiar a conduta ética dos colaboradores e parceiros no relacionamento com o poder público e com agentes públicos, nacionais ou estrangeiros.
Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas
O compromisso com a ética e a integridade constituem a base da conduta empresarial da ZAGOPE, conduzindo a nossa atuação em todos os negócios, parcerias e contratações que realizamos. São essas as bases que definem os mecanismos implementados por meio de um Sistema de Gestão Anticorrupção e respetivo Programa de Compliance específico à nossa atividade e que tem como principal foco a prevenção da corrupção.
O Programa de Compliance da ZAGOPE assume um caracter transversal a todas as geografias onde operamos e visa reforçar as nossas obrigações, bem como os deveres de todas as contrapartes com quem nos relacionamos, no que concerne a atos ilícitos, incluindo práticas de corrupção e infrações conexas definidos na nossa Política de Compliance, no Código de Ética e Conduta e nas Normas de Relacionamento com Parceiros de Negócio e com o Poder Público.
O nosso Sistema de Gestão Anticorrupção, foi e continua a ser reconhecido, desde 2021, através da obtenção e manutenção da certificação da norma ISO 37001 – Sistemas de Gestão Anticorrupção, pela entidade certificadora RINA.
O presente plano reflete o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos na implementação do nosso Sistema de Gestão Anticorrupção, visando também o cumprimento do Decreto-Lei 109-E/2021 e respetivo Regime Geral de Prevenção da Corrupção. A sua elaboração abrange a identificação e classificação das situações suscetíveis a atos de corrupção e infrações conexas, a sua avaliação, resposta, tratamento e mecanismos de controlo.
FALE CONOSCO | CANAL DE DENÚNCIAS
A ZAGOPE – Construções e Engenharia, SA, comprometida com a conformidade da sua atuação e a apuração de qualquer desvio às suas diretrizes, disponibiliza uma linha de denúncias “Fale Conosco” ao público interno e externo à empresa.
Qualquer pessoa pode realizar denúncias que violem as diretrizes do nosso Código de Ética e Conduta.
Saiba como funciona o nosso Canal de Denúncias aqui.
O serviço está disponível via website e por contacto telefónico (serviço gratuito), sendo operado por uma empresa externa, especializada e independente, garantindo a transparência e anonimato sempre que a pessoa o desejar.

O serviço está disponível via website e por contacto telefónico (serviço gratuito), sendo operado por uma empresa externa, especializada e independente, garantindo a transparência e anonimato sempre que a pessoa o desejar.
Gravação de voz (secretária eletrónica): o denunciante pode realizar a gravação do seu relato.
Disponibilidade: 24 horas, 7 dias por semana.
Atendimento pessoal por um profissional especializado: o denunciante pode conversar diretamente com o profissional da empresa especializada.
Disponibilidade: 12 horas (08:00 as 20:00 horário do Brasil), 5 dias por semana.
A denúncia poderá ainda ser realizada presencialmente, por solicitação do denunciante, através do email: compliance@zagope.pt.
A Zagope assegura a não retaliação ao denunciante que levantar preocupações ou relatos feitos de boa-fé.
Qualidade, Saúde, Segurança e Ambiente
Gestão da Qualidade, Saúde, Segurança e Ambiente
Saúde e Segurança
Qualidade e Ambiente
Gestão da Qualidade, Saúde, Segurança e Ambiente
A Zagope pretende alcançar, por meio de seus negócios os seguintes objetivos: a confiança dos clientes, desempenho empresarial competitivo, maior valor para os acionistas, satisfação, motivação e formação
Nos mercados em que atua, a Zagope considera essencial para o desenvolvimento dos seus negócios atuar de forma ética, gerindo de forma eficiente os riscos dos seus negócios.
Certificados: ISO 9001 / ISO 14001 / ISO 45001
Âmbito de certificações:
Saúde e Segurança
A Zagope desenvolve nos seus projetos um conjunto do programas e campanhas para a redução das taxas de sinistralidade com o objetivo dos zeros acidentes.
Em todos os seus projetos é implementado o Sistema de Gestão da Segurança de acordo com o referencial ISO 45001.
Qualidade e Ambiente
A Zagope implementa em todos os seus projetos o sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente de acordo com os referenciais ISO 9001 e 14001, garantindo assim a qualidade do produto final e o respeito pelo Ambiente, com foco na satisfação das partes interessadas: Cliente, Sociedade, Acionistas e Colaboradores.