Liderança

Recursos Humanos e QSA

Jurídico, Compliance e Auditoria Interna

Contabilidade & Fiscalidade

Recursos Humanos

Diretor de Desenvolvimento de Negócios

Country Manager Moçambique

Finanças Corporativas

Seguros & Garantias

Financiamento à Exportação & Novos Negócios

Equipamentos

Diretor de Contrato Metro de Lisboa

Supply Chain

Controlo de Gestão

Diretor de Contrato em Moçambique

Diretor de Desenvolvimento de Negócios

PAULO ESTRELA
QSA

Paulo Estrela é Licenciado em Engenharia Biofísica – Ordenamento e Gestão Ambiental pela Universidade de Évora, membro efetivo da ordem dos Engenheiros, especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho, Auditorias e Gestão de Sistemas Integrados e Sustentabilidade.

Inicia a sua atividade em 2006 como Engenheiro da Qualidade na implementação de sistemas de gestão integrados da qualidade, ambiente, saúde e segurança na área industrial.

Em 2007 integra a equipa de gestão da construção da central solar de Moura em Amareleja como Engenheiro da Qualidade, passando também pela construção da fábrica do papel em setúbal como Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Em 2009 integra a Zagope como Engenheiro da Qualidade em Angola, assumindo mais tarde as funções de coordenador do mercado do departamento da Qualidade, Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho.

Em 2014 assume a função como coordenador do departamento da qualidade, ambiente, saúde e segurança do trabalho na sede em Lisboa para os mercados na Europa, Ásia e África.

A passagem por diversos mercados e a experiência adquirida em diferentes tipologias de projetos permitiu adquirir uma vasta experiência na implementação, gestão e melhoria do sistema de gestão integrado da Qualidade, Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho.

ÉLVIO GONÇALVES
Head of Treasury

Élvio Goncalves é formado em Gestão pela Universidade da Madeira e Mestre em Gestão e Estratégia Industrial pelo ISEG.

Inicia a sua atividade profissional na Zagope em 2012, ao integrar o Projeto de Implementação do Sistema SAP no Grupo Zagope, colaborando na definição de novos processos, configuração e formação do sistema SAP nas áreas de contabilidade e financeiro.

Após passagens pelas unidades do grupo na América Latina em 2015 regressa a Portugal como Project Manager nas áreas de contabilidade e tesouraria para otimização de processos. A partir de 2018 passa a liderar a área de tesouraria global do grupo Zagope.

A implementação do sistema SAP e a passagem por várias áreas dentro na equipa de contabilidade e financeira, permitiu um know-how transversal dos processos da empresa, assim como conhecimento técnico sobre as áreas de atuação.

EDUARDO LOPES
Recursos Humanos

O Eduardo é licenciado e mestre em Gestão. Iniciou em 2012 a carreira na EY o que lhe permitiu adquirir experiência em projetos de grande dimensão e em diversos setores, abrangendo todas as áreas corporativas, com destaque principal a participação em projetos para o Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) na área de serviços financeiros.

Ingressou na Zagope em 2015, com o objetivo de desenvolver o departamento de Tax e onde articulou e otimizou processos entre a sede e as restantes unidades de negócio, localizadas não só na Europa, mas também em Africa e no Médio Oriente.

No decurso do percurso na Zagope, assumiu em 2018 a coordenação e desenvolvimento do departamento de Recursos Humanos, onde lidera atualmente como Head da área.

CLÁUDIO SÁ
Contabilidade & Fiscalidade

Cláudio Sá é licenciado em Gestão e mestre em Finanças, com especialização em instituições financeiras, ambos pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). Possui, ainda, um conjunto de outras formações e certificações académicas em áreas técnicas de referência.

Iniciou a sua atividade profissional em 2009 na área da banca de investimento no Banco Bilbao Vizcaya Argentaria. Em 2011 ingressou a EY na área da consultoria, com destaque principal a participação em projetos para o Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) na área de serviços financeiros, tendo ainda acumulado uma passagem pela área de consultoria internacional da PwC.

Em 2014 ingressou na Zagope, onde desde então lidera a área do Tax de todo o Grupo Zagope, tendo ao longo de sua carreira acumulado a liderança da área de Contabilidade, Consolidação e Reporting.

As diversas experiências profissionais acumuladas ao longo da sua carreira permitiram-lhe adquirir um vasto conhecimento das áreas que lidera, não só num panorama nacional, mas também num panorama internacional.

LUÍS GOMES, CESGA
Finanças Corporativas

O Luís tem uma vasta experiência na indústria de serviços financeiros, nomeadamente nos setores bancário e de consultoria financeira, tendo participado em projetos de transações societárias, estruturação de financiamento, negociação e reestruturação de dívida.

Antes de ingressar na Zagope, Luís trabalhou com fundos de capital de risco e private equity e foi Associate Director na equipa de M&A Advisory da Clearwater International, onde teve a oportunidade de liderar mandatos de sell-side e buy-side de PME portuguesas e participou em diversas transações de M&A.

Antes disso, Luís foi consultor sênior da equipe de finanças corporativas da Deloitte, focada principalmente nos serviços do setor financeiro.

Luís tem um mestrado em Administração de Empresas pela Católica-Lisboa e licenciatura em Gestão, também possui um mestrado executivo em Sustainable Finance pelo ISEG, sendo Analista ESG certificado pelo CESGA.

MARGARIDA PEDROSO
Seguros & Garantias

Margarida Pedroso é a responsável pela Área de Seguros & Garantias da Zagope desde outubro de 2022.

Com 19 anos de experiência profissional no setor segurador e ressegurador, possui uma vasta experiência no desenho de programas de seguros para projetos de construção de infraestruturas e coordena a definição das políticas de risco nas várias geografias em que opera a Zagope.

É licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa, e detém uma pós-graduação na AESE Business School, onde frequentou o 16ª PGL – Programa de Gestão e Liderança.

NAIM DANJI
Financiamento à Exportação & Novos Negócios

Naim Danji é Head of Structured Finance & New Businesses responsável pela estruturação de financiamentos e origem de novos projetos na Europa e África.

Ingressou na Zagope em 2017, para assumir a função de alavancar a montagem de projetos com financiamento em mercados emergentes.

Com experiência consolidada de mais de 12 anos na Europa e em África, Naim esteve ligado às Big4 tanto como Consultor na área de Transações na EY Portugal, como Gestor de Projeto para estabelecer a área de Corporate Finance na KPMG Moçambique. Foi, ainda, Gestor na área de Consultoria de Investimentos na Eaglestone Advisory em Portugal.

Naim é licenciado em Economia com um Msc. em Business Administration pelo ISCTE Business School e possui, ainda, a certificação em ECA Finance pela CC Solutions & Finpliance.

RICARDO CONFRARIA
Controlo de Gestão

Licenciado em Gestão de Empresas e na Zagope desde 2010, Ricardo Confraria é o Corporate Controller da Zagope – Engineering & Construction.

Num percurso de mais de 20 anos ligado a empresas de construção onde assumiu responsabilidades em várias disciplinas da área financeira e gestão destaca-se: coordenação das áreas de Controlo e Gestão e Planeamento Estratégico, responsável pela auditoria interna e área de contabilidade, direção administrativa e financeira de diversos empreendimentos do Grupo Zagope além de Project Manager em diversas disciplinas.

PEDRO MONTEIRO
Supply Chain

Com mais de 20 anos de experiência em Supply Chain, particularmente de e para África, ingressou na Zagope em 2006 para a área de Aprovisionamentos e Logística, tendo assumido a gestão do Departamento a partir de 2008. Entre 2015 e 2018 integrou igualmente o Project Management, na vertente de equipamentos e logística, projeto este que tinha como objetivo otimizar a gestão dos equipamentos através da aplicação de conceitos e ferramentas Lean.

É licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, é pós-graduado em Controlo de Gestão e Performance (Overgest-ISCTE) e em Logística (Instituto Superior de Gestão).

NUNO PALMA
Equipamentos

Nuno Palma é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Coimbra.

Inicia a sua atividade profissional na Zagope em 2003 no estaleiro central de Palmela no apoio à manutenção da frota de equipamentos. Em 2005 começa a sua experiência internacional, como gerente de manutenção de alguns projetos em Angola e posteriormente como diretor de equipamentos desse mercado. De 2013 a 2016 é responsável pelos equipamentos da Zagope na Argélia. Na sequência, vai para a sede da empresa onde assume a direção de equipamentos, cargo onde permanece até hoje.

A passagem por diversas tipologias de obras permitiu obter uma elevada experiência e conhecimento técnico sobre uma vasta gama de máquinas, veículos e equipamentos industriais, assim como o domínio na gestão de frotas.

JORGE BASTO
Portugal

Jorge Basto é Membro do Conselho de Administração da Zagope  e responsável pelo desenvolvimento de negócios e implementação de projetos de infraestrutura em Portugal.

Antes da Zagope teve a oportunidade de desenvolver e implementar vários projetos de infraestrutura e unidades industriais de grande envergadura.

Jorge é licenciado em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra – Faculdade de Ciências e Tecnologia (Portugal) e possui várias especializações relacionadas com planeamento e gestão da construção.

ANTÓNIO MÁRIO
Gana, Senegal e Uganda

António Mário é Membro do Conselho de Administração da Zagope e o responsável pelo desenvolvimento e implementação de projetos no Gana, Senegal e Uganda.

A partir de 2017, assumiu o cargo de Vice-Presidente da Zagope

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1983, e com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, no Brasil, iniciou a sua carreira no Grupo Andrade Gutierrez em 1983, como Trainee de Engenharia.

JOSÉ TELES
Country Manager Moçambique

José Teles é Diretor Geral do mercado moçambicano da ZAGOPE e da Andrade Gutierrez Engenharia, sendo responsável pelo desenvolvimento de negócios e pela gestão de projetos no âmbito de obras de infraestruturas.

Anteriormente José contava já com uma vasta experiência na Europa e em vários países africanos adquirido durante os seus 18 anos na empresa.

É licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Ciência e Tecnologia – Universidade Nova (Lisboa).

JÚLIO OLIVEIRA
Country Manager Angola

Júlio Oliveira é o Diretor do mercado de Angola da ZAGOPE e conta com mais de 18 anos de experiência no setor de construção civil e obras públicas, metade dos quais passados em Angola.

Esteve envolvido nos mais relevantes projetos da ZAGOPE nos setores de reabilitação de infraestruturas portuárias, rodoviárias e aeroportuárias, bem como no setor de geração de energia, desenvolvendo a sua atividade em Portugal (Ilha da Madeira e Região Metropolitana de Lisboa), Moçambique (Província de Maputo) e Angola.

É Licenciado em Engenharia Civil – Ramo de Estruturas pela Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências e Tecnologias e tem uma Pós-Graduação em Gestão Empresarial pelo ISCTE/INDEG.

RICARDO SÁ
Presidente & CEO

Ricardo Sá é Presidente & CEO da Zagope, Chairman do Conselho de Administração da INZAG Germany GmbH e Membro do Comitê de Ética e Compliance do Grupo Andrade Gutierrez.

Antes de assumir as suas atuais funções na Zagope e na INZAG, Ricardo foi Vice-Presidente Executivo da Zagope, responsável pelo desenvolvimento de negócios e implantação de projetos de infraestrutura e unidades industriais para clientes privados na Europa, Ásia e Oriente Médio (Óleo & Gás, Energia, Mineração, Logística, Químico/Petroquímico).

Antes da Zagope, Ricardo Sá foi CEO da Unidade de Negócios do Grupo Andrade Gutierrez responsável pelo desenvolvimento e implantação de projetos de infraestrutura e unidades industriais para clientes privados em todo o mundo (Mineração, Logística, Siderurgia, Química/Petroquímica).

Antes do Grupo Andrade Gutierrez, Ricardo foi Country Manager para o Brasil e Argentina de uma multinacional espanhola com atuação no mercado financeiro e anteriormente trabalhou em consultorias internacionais para a alta gestão de grandes empresas em projetos de eficiência operacional, modelos de gestão e estratégias de crescimento.

Ricardo é formado em Administração de Empresas pela Universidade Salvador (Brasil), possui MBA em Negócios Internacionais pela Charles Sturt University (Austrália) e especializações em Estratégia pela IMD Business School (Suíça), Estudos Econômicos pela University of New South Wales (Austrália) e Negociação pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology (EUA). Ele é fluente em português, inglês e espanhol.

FABIANO BRANDÃO
África

Fabiano Brandão é Vice-Presidente Executivo do Grupo Zagope e responsável pelo desenvolvimento de negócios e implementação de projetos de Infraestrutura em África, sendo também membro efetivo do Comitê Global de Ética e Compliance do Grupo Andrade Gutierrez.

Com mais de 20 anos de experiência consolidada na implementação de projetos de infraestrutura e engenharia, para clientes Públicos e Privados, esteve nos últimos 15 anos expatriado e diretamente ligado à implantação e execução de projetos de infraestrutura em Mercados Africanos.

Antes de assumir a função de VP Executivo da Zagope, liderou o Mercado de Moçambique com a função de Country Manager, e anteriormente à gestão das operações no Mercado de Angola, como Diretor de Operações.

Fabiano é licenciado em Engenharia Civil pela Universidade FUMEC (Brasil) e graduado em Gestão, Estratégia e Negócios pelo IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais).

FERNANDO MARIANO
Country Manager Gana

Fernando Mariano é o Diretor do Mercado de África Ocidental da INZAG Germany GmbH e Diretor da Zagope no mercado do Gana desde 2015.

Fernando é licenciado em Engenharia Civil pela Universidade de Uberaba, com mestrado em Sistemas Mecânicos pela Universidade Federal de Uberlândia – Brasil. Possui mais de 24 anos de experiência em grandes projetos de infraestrutura, no Brasil e em África.

Atua na África pelo Grupo Andrade Gutierrez há 15 anos, em 4 países diferentes: Angola, Camarões, Moçambique e Gana. Ele é fluente em português, inglês, francês e espanhol.

RODRIGO TARDELLI
Diretor de Contrato em Moçambique

Rodrigo Tardelli é responsável pelos projetos de LNG em Moçambique.

É formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense. Iniciou a sua carreira no Grupo Andrade Gutierrez e após passar por uma formação de 10 meses, distribuídos em 4 dos países com presença do grupo.

EDUARDO STRUVE
Diretor de Desenvolvimento de Negócios

Eduardo Struve é o Diretor de Desenvolvimento de Negócios, responsável pelo desenvolvimento e implementação de projetos de Energia, Óleo & Gás e Infraestrutura.

Anteriormente foi responsável pelo desenvolvimento de oportunidades de Energia em África, com base em Joanesburgo ao serviço da Andrade Gutierrez. Desde 2016 ocupa uma posição na Zagope, em Portugal.

Formado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), MBAs em Gestão de Negócios em Energia pela Fundação Getúlio Vargas/SP e em Marketing pela FGV/DF, com cursos de extensão e aperfeiçoamento realizados na Índia e nos Estados Unidos . Além de ter estado na África do Sul e Portugal, foi expatriado nos EUA, Nepal e México.

NUNO COSTA
Country Manager Senegal

Nuno Filipe Costa é Country Manager Senegal da Zagope e responsável pelo desenvolvimento e implementação de grandes projetos de Engenharia tanto em novos mercados africanos, como na subdireção do mercado português, assumindo igualmente o cargo de Administrador, em diversas participações da Zagope.

Anteriormente, desempenhou funções de Direção em diversas Empreitadas, assim como a Direção Geral dos Serviços de Pós-Venda no Mercado Português. Para além de licenciatura em Engenharia Civil, obtida no Instituto Superior Técnico, detém também um Mestrado em Gestão de Empresas, pelo INDEG – ISCTE Business School.

GUILHERME SÁ
Diretor de Desenvolvimento de Negócios

Guilherme é Diretor de Desenvolvimento de Negócios para Clientes Privados e Industriais da Zagope, com vasta experiência internacional e multicultural obtida na relação B2B em países como Perú, Colômbia, Argentina, Chile, Espanha e Portugal.

Ingressou no Grupo Andrade Gutierrez como estagiário. Alguns anos depois, migrou para a área comercial da empresa na antiga Unidade de Negócios Industriais especializada em clientes privados.

Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – Brasil) e em Ciências Económicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ – Brasil), Guilherme possui uma Pós-graduação em Gestão de Negócios Internacionais pela Universidad del Pacífico (Lima – Perú) e cursos de Negociação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ –Brasil) e MIT Sloan Executive Education.

ÓSCAR MARQUES
Diretor de Contrato Metro de Lisboa

Óscar Marques é o Diretor de Contrato do Projeto do Metro de Lisboa.

Ingressou no Grupo Andrade Gutierrez em 2013 como Project Manager da L5SP do Metro de São Paulo, Brasil, até julho de 2017 e nos quatro anos seguintes atuou como Construction Manager do projeto JANHAH Dam e Country Manager no Líbano.

Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa e pela E.S.T.I Caminos, Canales Y Puertos de Madrid, Óscar Marques tem participado e liderado projetos em ambientes multiculturais e de natureza multidisciplinar complexa de grande dimensão, tais como barragens, obras subterrâneas (rodoviárias e metroviárias), rodovias, ferrovias e também na área energia.

CLAUDIO MONTEIRO
Líbano; Supply Chain e Equipamentos

Cláudio Monteiro é o Diretor de Supply Chain e equipamentos,e o responsável pelo desenvolvimento e implementação de projetos no Líbano.

Tem vasta experiência em grandes projetos internacionais de infraestrutura, tais como aeroportos, portos, autoestradas, barragens, edifícios e outros projetos em Portugal, nos Estados Unidos e no Brasil.

Cláudio é licenciado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é graduado em estudos alargados de empresariais e de estratégia pela IMD Business School, na Suíça, e pela Universidade de Miami, EUA.

MÁRCIA HENRIQUE
Recursos Humanos e QSA

Márcia Henrique é a Diretora de Recursos Humanos e QSA da Zagope e as suas funções incluem a direção das áreas de recrutamento, formação, processamento salarial, comunicação, higiene, saúde, segurança e ambiente com foco em todos os mercados de atuação da empresa.

Há 8 anos no Grupo Andrade Gutierrez, iniciou sua carreira como Engenheira Civil atuando em algumas das principais obras da Construtora. Em 2016, foi transferida para a Zagope, para realizar o Project Management Officer, projeto este que tinha como foco a implementação de ferramentas Lean, gerando assim o aumento da produtividade.

É licenciada em Engenharia Civil, pós-graduada em Gestão e Gerenciamento de Projetos (UFRJ), e em controlo de gestão e performance (Lisboa). Possui ainda um mestrado em Gestão de empresas no INDEG -ISCTE Business School e um MBA em Lean na Lean Global Network.

BRUNO MENICUCCI
Diretor de Estratégia e Investimentos

Bruno é responsável pela área de Estratégia e Investimentos na Zagope, que engloba desde o Planejamento Estratégico da empresa até o Controle e Gestão das operações. A área de investimentos é responsável por avaliar projetos para além da Engenharia e Construção, relacionados à Infraestrutura, incluindo oportunidades de M&A.

Trabalhou durante 10 anos como executivo na Andrade Gutierrez Investimentos, responsável por prospetar novos negócios no Brasil e no Exterior, nos setores de energia, transportes, gás, portos e saneamento. Foi membro atuante do Conselho de Administração da CEMIG (empresa integrada de energia de Minas Gerais, responsável por 12% da energia distribuída no Brasil) durante 7 anos.

Licenciado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, especialização de negócios internacionais pela Yale University (EUA) e pós-graduação em Direito Empresarial.

MARGARIDA DAMIÃO
Jurídico, Compliance e Auditoria Interna

Margarida Damião Ferreira é Membro do Conselho de Administração da Zagope e Diretora Jurídica, Compliance e Auditoria Interna.

Com 15 anos de experiência profissional, lidera e assume a responsabilidade pela gestão jurídica de toda a operação da empresa nos continentes Europeu, Africano e Asiático, contribui para a definição do respetivo planeamento estratégico e garante a legalidade da atividade de todas as sociedades pertencentes ao grupo Zagope.

Tem mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Católica, com Pós-graduações em áreas de Direito como Urbanização e Edificação e Instrumentos de Gestão Territorial (Faculdade de Direito de Coimbra), Contratos Públicos (Faculdade de Direito de Lisboa), sendo também Pós-Graduada em Jornalismo Judiciário (CENJOR). Licenciou-se em Direito pela Universidade Nova de Lisboa, em 2002 e está inscrita como advogada na Ordem dos Advogados desde 2005.

ANDRÉ GIUDICE
CFO

André Giudice é Membro do Conselho de Administração da Zagope e CFO sendo responsável pelas áreas de corporate e export finance, contabilidade e tributário.

Ingressou no Grupo em 2012 e anteriormente à sua função na Zagope, foi responsável pelas operações financeiras na holding do Grupo Andrade Gutierrez, e pela estruturação de projetos de parcerias público-privadas e operações de M&A na América Latina.

André possui um Bacharelato em Economia e um Mestrado em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

EMERSON EMERY
Engenharia

Emerson Emery é Diretor de Engenharia da Zagope responsavél pela área de desenvolvimento de estudos e propostas de projetos de engenharia.

Ingressou no Grupo Andrade Gutierrez em 1996 como estagiário e ao longo de sua carreira assumiu funções de gerente de engenharia e diretor de contrato em obras de infraestrutura. Em 2013 assumiu a superintendência de engenharia para estudos em projetos de infraestrutura.

Emerson Emery é Formado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo, tem especialização em gestão de projetos pelo departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo, possui MBA Executivo pelo Ibemc São Paulo, é posgraduado com mérito pela Universidade de Liverpool em Gestão de Projetos de Infraestrutura (UK).

TIAGO LEAL
Diretor de Desenvolvimento de Negócios

Tiago Leal é Diretor de Desenvolvimento de Negócios na Zagope, responsável pela área de desenvolvimento de projetos de Termogeração e Industriais.

Ingressou no Grupo Andrade Gutierrez como Trainee, e após passar por um programa de formação de 10 meses, distribuídos em 4 dos países com presença do grupo, atuou vários anos como desenvolvedor de negocios na área de Termogeração da Unidade de Negócios de Energia.

Em 2018 participou da negociação e assinatura do contrato de construção do complexo Termoelétrico GNA – Gás Natural do Açu – no estado do Rio de Janeiro, um dos projetos mais relevantes do grupo no passado recente.

Tiago Leal concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Aveiro, é Pós-Graduado em Gestão Financeira e Fiscal de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, possui MBA com mérito pela Hult International Business School, Boston, EUA, e especialização em Inovação e Estratégia pela Harvard Extension School, Boston, USA. Ele é fluente em português, inglês e espanhol.

Loading...